Como conseguir mais LIKES no Facebook de forma inteligente

Um dia destes cruzei-me com um artigo num blog que falava sobre os “do’s” e os “dont’s” quando se quer conseguir mais likes para a página de fãs no Facebook, ou seja o que se deve fazer e o que não se deve fazer.

Este texto chamou-me particular atenção porque as marcas e empresas cometem muitos erros nesta área. O que há mais são marcas a pedir para “gostarmos” delas, enviando mensagens privadas com textos todos pomposos ou adicionando desenfreadamente o botão “Gosto” do Facebook aos sites ou blogues, basicamente a “pedinchar” likes. Hoje vemos botões de Like do Facebook por todo lado. E o que é que isto nos diz a nós, potenciais clientes e consumidores?? “Eh pah, mais uma…”!

O que as marcas devem fazer é tornarem-se “likeable”, isto é criar coisas que mexam com as emoções e provoquem a curiosidade e o interesse. Existem diversas estratégias que as marcas podem implementar nos ambientes digitais. Apresento aqui dois exemplos, que o leitor pode considerar serem bons ou não, mas que sem dúvida marcam pela diferença e criatividade, fugindo ao claro “pedinchar”.

Um ótimo exemplo disto é a ação que a marca Mini da BMW fez na Holanda e França, através de um “Like” no Facebook o utilizador acendia a chama que estava posicionada para atingir a corda que segurava um carro numa rampa. Em um determinado “Like”, naturalmente a corda iria romper e essa pessoa receberia como prémio o carro da promoção. Gerou suspense e o “estudo” do melhor momento de fazer o “Like”, é uma ação focada na captação de seguidores e não na retenção, e a sensação de queimar uma corda com um clique no botão é algo muito interessante. Ora vejam o vídeo da campanha:

 

Outro exemplo é o da marca de roupa Stussy que lançou uma campanha para conquistar “Likes” prometendo “Strip for Likes”. É uma ação divertida que envolve sedução. Basta gostar” to get the girl undressed!

 

FONTE: http://cappra.wordpress.com/2012/01/19/fantheflame/

http://www.juanmarketing.com/strip-for-likes/

http://theoatmeal.com/comics/facebook_likes

4 Responses to Como conseguir mais LIKES no Facebook de forma inteligente

  1. Catarina diz:

    E para as empresas pequenas, que não têm orçamento para pagar essas aplicações, qual o conselho para apimentar a página do Facebook?

  2. Muito bom. Você se rejeita a dar a fórmula mágica da obtenção de seguidores e dá importância pelo o que eu primo também que é o conteúdo. Pra mim esse é o principal fator que torna sua página, como você diz, “likeable”.
    Gostei.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s