A promoção da interatividade a diversas distâncias

Em algum ponto do nosso percurso académico já todos nos cruzámos com a proxémica, isto é, a existência de diversas distâncias tendo em conta os diferentes tipos de relações (íntimas, pessoais, sociais e públicas), em função da gestão do espaço, da distância. Recordo a distância pública, a distância social, a distância pessoal e a distância íntima. E o que é que a distância tem a ver com os exemplos de ações de comunicação que vos quero deixar neste post?! Bom… os três exemplos que apresento neste post assemelham-se pela procura da interatividade, mas (lá está!) distanciam-se no que toca à distância entre a ação e os intervenientes! Ora aqui vai:

1) Um banner que testa os limites da nossa capacidade de clique… para mostrar como as suas pastilhas elásticas são “ridiculously long lasting” a marca Stride Gum decidiu criar um banner com uma duração ridiculamente longa.

2) Todos nós dissemos a bela da frase “Adorava ser mosca para ver o que se passa dentro das paredes daquela casa”. A pensar nisto, a Axe (acredita que) promoveu o primeiro anúncio invisível do mundo… um anúncio que só é visto através de uns óculos especiais com lentes polarizadas. Isso mesmo, as pessoas que passavam pela rua não conseguiam ver a olho nu o que se passava para lá das janelas, só depois de colocarem os óculos era possível ver a ação!

3) Acabo com uma distância muiiiito íntima! Como evitar que as pessoas fizessem xixi nos canais de Amesterdão durante as festividades do Dia da Rainha em abril?? Foram colocados urinóis coloridos nas ruas que mediam a quantidade de urina (gota a gota) para ver quem ganhava “a corrida do xixi”… e ainda tinham direito a um diploma!

 

FONTE: http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/the-worlds-longest-banner-ad-by-stride-gum/

http://publicitariossc.blogspot.pt/2012/05/primeiro-anuncio-invisivel-do-mundo.html

http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/how-to-prevent-urinators-from-peeing-in-amsterdam-canals/

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