Choquei!

Para criar uma ligação emocional e alertar para alguma coisa aposta-se em campanhas de comunicação e marketing chocantes, muitas vezes polémicas. As três ações que vos apresento neste post têm precisamente isso em comum. Seja em vídeo, mupie ou ação de guerrilha, os três exemplos abaixo mostram como chamar a atenção para algo “jogando”  com as emoções do recetor.

 

1) Um vídeo que chama a atenção para as consequências de conduzir embriagado … O vídeo mostra um grupo de amigos a sair de uma discoteca e a entrar no carro depois de uma noite de copos. Depois de todos se sentarem o condutor pega numa arma e atira em cada um deles, matando-os. O que o vídeo quer mostrar é que não importa como nós matamos os nossos amigos.

 

 

2) Campanha que alerta para os perigos de andar na rua com head fones nos ouvidos a ouvir música ou a falar ao telemóvel? Justamente por causa dessa mania, o Pedestrian Council of Australia desenvolveu uma campanha que de forma simples, direta e chocante faz com que os transeuntes repensem a atenção necessária a ter na rua para que o índice de acidentes seja reduzido. Como podem ver na imagem ao lado, o anúncio apresenta o sangue de jovens mortos, formando um desenho similar aos fones de ouvidos tradicionais.

 

 

3) Uma ação de guerrilha dura e crua para alertar para a doação de órgãos… numa estação de comboios na Alemanha as pessoas foram confrontados com um paciente numa maca que estava à espera de algo mais do que apenas o próximo comboio: um órgão para salvar a sua vida.

 

FONTE: creativity-online.com/work/coexistence-without-violence-if-you-drink-dont-drive/27411

http://comunicadores.info/2012/05/11/pedestrian-council-of-australia-e-os-fones-de-sangue/

http://www.creativeguerrillamarketing.com/guerrilla-marketing/true-hard-guerrilla-for-organ-donors/

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