As embalagens como fatores chave de compra

Nos últimos tempos tenho-me apercebido da tentativa de algumas marcas em serem criativas com as embalagens dos seus produtos de forma a acrescentar valor para o cliente, conjugando design e utilidade.

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Falo da Nescafé que apresentou uma tampa que também é despertador. Para «revolucionar» a experiência de beber café, a Nescafé converteu a tampa da sua embalagem de café num relógio-despertador, que só desliga com a abertura da embalagem (ver vídeo)… uma boa forma de dizer “Desperta com Nescafé”!

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E a marca de água francesa Vittel que surpreendeu com uma tampa de garrafa que nos «avisa» quando temos beber água. Sabendo que as pessoas têm uma vida tão agitada, que até se esquecem de beber água, a Vittel avançou com uma tampa que nos lembra de beber água a cada hora. Ora vejam no vídeo abaixo como funciona:

“Muitas vezes o acto de compra é decidido não pelo produto mas pela sua embalagem (…)”, já dizia Luís Rasquilha no seu ebook Gestão de Clientes e CRM (2008). Posto isto, neste mundo concorrencial, onde procurar valor? Precisamos de olhar com novos olhos para as coisas que já estão à nossa volta… Porque é que uma tampa não pode ter outras utilizações?! É neste ponto que a Nescafé e a Vittel marcam a diferença.

E vocês? Que outras utilizações dariam a uma tampa?

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