O lado publicitário das selfies

Na revista Visão desta semana (Nº1119 – 14 a 20 agosto) vinha um artigo de Cécile Deffontaines relacionado com este novo comportamento social das selfies. Neste artigo, o psicanalista Michael Stora fala de uma sociedade exibicionista, onde as selfies se encaixam que nem uma luva. “A selfie não é mais do que o ego”, afirma a semióloga Laurence Allard. Mas, no mesmo artigo pode ler-se que a selfie também está a ser usada como forma de chamar a atenção para algumas causas e passar mensagens mais sérias. Falo, por exemplo, das selfies trash com detritos em segundo plano que foram publicadas por tunisinos para denunciar a insalubridade no seu país, ou dos retratos em frente de militares difundidos pelos tailandeses para contestar a lei marcial há pouco tempo instaurada.

Não posso deixar de notar que, também os marketeers e publicitários têm tentado tirar partido desta tendência. Posso dar como exemplo o anúncio publicitário que vêem abaixo para o smartphone da LG. A marca poderia tê-lo «posicionado» como um smartphone que tem uma câmara fotográfica de muito boa qualidade, mas não… é um smartphone que tira “selfies topo de gama”.

selfie 7

E claro que a Dove não podia perder esta oportunidade de continuar a inspirar as mulheres de todo o mundo a redefinir o conceito de beleza. Neste vídeo vão ver a «viagem digital» de um grupo de adolescentes e suas mães, enquanto elas criam um novo tipo de selfie – uma que celebre a sua beleza única.

E quando a National Geographic pensou numa campanha para mostrar ao mundo quem é realmente o melhor a tirar fotografias de animais colocou animais a tirar selfies no espelho.

                    selfie 1    selfie 2

E porque não falar do caso da selfie da Ellen Degeneres, rodeada de estrelas de Hollywood, tirada na 86ª gala dos Óscares de que tanto se falou e que acabou por se revelar um «golpe publicitário» da Samsung?! Em menos de uma hora, a selfie de Ellen Degeneres entrou para a história como a mais partilhada no Twitter, ao ultrapassar um milhão de tweets. Algo que nos pareceu espontâneo no momento, afinal foi uma estratégia publicitária para promover o Samsung Galaxy Note 3, uma das mais recentes novidades da marca. Para além do «golpe» com a selfie, a Samsung também exibiu publicidade durante a cerimónia do smartphone Galaxy S5 e tinha no local uma «parede» com televisões, smartphones e tablets da marca.

  selfie 3   selfie 4

E se estão à procura de uma maneira para tirar as melhores selfies, a designer de moda russa Timur Kim concebeu uma coleção de t-shirts exatamente para esse propósito. 

selfie 6

E vocês? Qual foi a campanha publicitária que para vocês utilizou de forma mais criativa as selfies?

P.S.: Se ainda não conseguiram a selfie prefeita, basta pesquisarem por infografias ou guias que vos vão ajudar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s