Mr. Selfridge mostra-nos como comprar

Esta terça-feira, 2 de setembro, estreou na FOX Life a série “Mr. Selfridge”, baseada no livro “Shopping, Seduction and Mr. Selfridge” da autora Lindy Woodhead, e que conta a história de um magnata americano que se propõe a acabar com a Londres enfadonha de 1909, abrindo um dos melhores armazéns comerciais que o mundo alguma vez viu: Selfridges. Basicamente era um Centro Comercial, como aqueles que nós tão bem conhecemos! Mas era algo inovador (e inusitado) para a época; principalmente para a forma como as pessoas encaravam as compras naquele tempo.

Harry Gordon Selfridge, interpretado por Jeremy Piven, é um empreendedor extravagante com um único o objetivo: levar para Londres os melhores produtos do mundo e proporcionar aos londrinos uma experiência de compra emocionante. No fundo, mais do que produtos, ele vendia sonhos, histórias, experiências, momentos. Para tal, o fundador do armazém apostava na organização de eventos e em inovações.

 

Selfridge queria revolucionar o mercado britânico, introduzindo-o à noção (radical) de comprar por prazer e não só por necessidade. Para começar, ele sabia que era estratégico estruturar todo o espaço para que os artigos estivessem mais acessíveis aos clientes. Para além das lojas em si, o armazém tinha restaurante elegantes, livraria, espaço para ler e escrever, e uma “Silence Room”, com iluminação suave, cadeiras profundas, e vidros duplos (esta falta nos nossos Centros Comerciais modernos!), tudo pensado para manter os clientes na loja o maior tempo possível.

self  self 2

Além disso, tal como nos dias de hoje, recorreu a bastante publicidade paga para promover e divulgar o seu armazém. E também não poupou esforços para contratar a artista Ellen Love (interpretada por Zoe Tapper), para ser a «cara da marca».

E vocês? Que outras semelhanças com os nossos centros comerciais de hoje encontraram?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s