Vai um balde de água fria?

Agora que esta «onda» do desafio do balde de água gelada está em maré baixa, decidi que era altura de me debruçar sobre ele. Afinal o que é que se passa para andarem todos a despejar em si mesmos água gelada?

Parece que tudo começou no início deste verão com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisas ligadas ao tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). Uma pessoa era nomeada por outra para despejar sobre si mesmo um balde de água gelada e se não o fizesse dentro do prazo dado teria de doar dinheiro para a Associação Esclerose Lateral Amiotrófica. Acontece é que muitas pessoas optaram por fazer as duas coisas e começaram a publicar os vídeos dos seus feitos online e a nomear outras pessoas, espalhando assim a palavra e tornando-se viral por todo o mundo (para saber mais clique aqui).

A verdade é que o meu feed de notícias das redes sociais foi invadido por vídeos de pessoas a despejar sobre si mesmas água gelada… Ora eram os meus amigos, ora eram personalidades reconhecidas/famosos, até mesmo alguns produtos (como foi o caso do Samsung Galaxy S5 que desafiou todos os seus utilizadores num vídeo), e marcas bem conhecidas como a Old Spice.

«Abraçado» como o desafio deste verão, até teve tempo de antena em alguns programas de televisão, como podem ver no vídeo abaixo:

E ainda marcas e empresas a desafiarem-se umas às outras, como foi o caso da Super Bock que lançou o desafio à Sagres e Sumol. Será que aceitaram?! Ora vejam neste link.

agua 2

Foram mesmo muitas as marcas que não quiseram ficar de fora desta «onda» e puxaram por toda a sua criatividade para responder a este desafio (ver aqui alguns exemplos).

E agora pergunto-me… Mas porque é que as pessoas quereriam despejar sobre si mesmas um balde de água gelada?! Porque é que este desafio teve tanto sucesso? São várias as razões que poderia aqui apontar mas, só pelo facto de se tratar de uma causa social e de sentirmos que com esse acto estamos realmente a fazer a diferença já dá para perceber um pouco. Além do mais, ninguém vai querer ser aquele que quebra a corrente, uma vez que o desafio é feito publicamente.

Claro que houve pessoas que entraram neste desafio apenas pela brincadeira (e visibilidade online, sejamos sinceros!) e não doaram dinheiro. Mas isso também é o que acontece em muitas das campanhas de angariação de fundos. Mas, neste caso, o principal foi conseguido… Nunca se falou tanto de Esclerose Lateral Amiotrófica como agora. E calculo que muito dinheiro tenha sido doado em todo o mundo.

E vocês? Também levaram com um balde de água fria?

One Response to Vai um balde de água fria?

  1. Pingback: Ora bolas, é o que estas campanhas nos levam a dizer | coMunicação com m grande

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s