Ora bolas, é o que estas campanhas nos levam a dizer

Uma nova campanha está aí para chamar a atenção para o cancro nos testículos. À semelhança do que aconteceu com o ALS Ice Bucket Challenge (ler mais aqui), a campanha #FeelingNuts encoraja os homens a tirar uma fotografia a agarrar nos seus testículos, partilhar essa foto online, e desafiar os amigos a fazer o mesmo. Esta ideia surgiu da organização Check One Two com o propósito de levar os homens a fazerem o auto-exame aos seus testículos com regularidade (mais informações aqui). Como podem ver pela imagem abaixo, algumas celebridades já responderem a este desafio. Mas será que vai chegar ao nível viral do Ice Bucket Challenge?

bolas 1

Entretanto, a organização lançou um vídeo de animação (bem animado!), onde a dupla (de bolas) Ant e Dec nos explica melhor o foco desta campanha, como podem ver aqui.

E também pelo cancro nos testículos anda Thomas Cantley a puxar uma bola insuflável gigante pelos Estados Unidos. Conhecido como ‘Ballsy’, Thomas Cantley foi diagnosticado com a doença em 2009 e, depois de ter recuperado, decidiu chamar a atenção dos homens para a doença (mais informações aqui). ‘Ball Push’ foi o nome que deu à sua missão, que pode ser seguida na sua página no Facebook ou no website.

bolas 2
Tudo isto me deixou curiosa e comecei a pesquisar outras campanhas que tenham sido desenvolvidas no mesmo âmbito… E encontrei três que gostaria de partilhar aqui. A primeira foi implementada pela fundação Male Uprising Guernsey que usou personalidades desportivas bem conhecidas em Guernsey (uma ilha no Canal da Mancha) para aconselharem os homens a ‘Check their Balls’; já que eles são especialistas em bolas, percebem o trocadilho?! Esta campanha esteve por toda a imprensa, nos social media, em centros desportivos, autocarros (mais informações aqui). Até foi produzido um pequeno filme de 10 minutos, que foi usado nas escolas como ferramenta educacional (ver aqui). Para além de ter gerado um enorme burburinho nos meios de comunicação social, esta campanha também arrecadou um prémio de excelência nos Guernsey Awards for Achievement em 2013.

bolas 4
A outra campanha chega-nos do Canadá, e é de abril deste ano. A ideia era sensibilizar os homens para a doença através do choque, e chocou. A Testicular Cancer Canada convidou 20 homens a fazerem a depilação aos seus testículos e a registarem o momento (outras informações aqui). O resultado é um vídeo onde vemos SOMENTE as suas expresses faciais durante todo o procedimento.


Já em Inglaterra, a organização Orchid criou em 2012 um enfeite de Natal em forma de testículos… Um enfeite tão brilhante que os homens não se vão esquecer de fazer o auto-exame aos testículos (outras informações aqui). Todos os lucros conseguidos com a venda dos enfeites foram inteiramente para apoiar as atividades da organização.

bolas 5

E vocês? Andam a olhar pelas vossas bolas?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s