É música para os ouvidos dos homens

Que me desculpem os homens que vão ler este texto mas, eu cresci a ouvir dizer que os homens gostam de três coisas: mulheres, futebol e carros. Correndo o risco de estar a cair num daqueles clichés sociais, vou-vos falar hoje de três ideias que mostram precisamente isso mas com um toque adicional… a música! As ações de comunicação que vão ver abaixo souberam tirar partido daquelas três coisinhas que referenciei no início para «dar música» aos homens.

Conhecendo a «opinião» dos homens acerca da música clássica, e para atrair novos públicos ao festival de música clássica B-Classic (Bélgica), a organização resolveu recorrer à «musicalidade» feminina. Caríssimos homens, desafio-vos a ouvir (a ouvir, repito!) o vídeo abaixo. Afirma-se como um novo formato de vídeo de música que combina a emoção atemporal da música clássica com o talento visual de um diretor contemporâneo (outras informações da campanha aqui).


E o que fez a operadora de telecomunicações TIM para mostrar que o deporto mais popular no Brasil é torcer? Ora «deu-lhe» som, pois está claro! No passado dia 22, com o apoio da agência Wieden+Kennedy, a operadora deu o «pontapé de saída» à ação Twittorcida convidando os aficionados do futebol a enviar sugestões de frases/gritos de apoio às suas equipas pelo Twitter através da hashtag #Twittorcida. A iniciativa aconteceu em tempo real e tinha como objetivo transformar esses tweets em músicas/cânticos (mais informações da campanha aqui). Deixo-vos abaixo um vídeo de um cântico criado a partir de uma quadra de um adepto do Flamengo, mas podem verificar outros vídeos que foram produzidos aqui.


E se forem bons de contas, dirão que ainda falta abordar a questão dos carros! Poderia falar aqui da peça musical que o compositor australiano Timothy Fairless construiu a partir da percussão e melodia de veículos da BMW (ouvir aqui). Mas penso que a «música» que mais agrada aos ouvidos dos homens é a do som dos pneus no asfalto. Por isso, optei por vos deixar aqui uma outra ação da BMW para promover a força do motor turbocomprimido e a tecnologia do sistema de travões do seu novo modelo M235i. São 90 segundos de um grande espetáculo coreográfico, entre alta velocidade e deslizamentos (making off da ação aqui).


E vocês (homens)? Vão nesta cantiga?

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