Mas que belo par de… campanhas

Estando a acabar o mês de outubro – mês dedicado à luta contra o cancro da mama –, e sendo hoje o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, não poderia deixar de vos mostrar algumas campanhas que foram desenvolvidas neste âmbito.

Este ano, a marca de cereais Nestle’s Fitness tentou abordar a questão de uma outra perspetiva, numa tentativa de relembrar as mulheres que devem fazer o seu auto-exame com regularidade. Uma mulher andou pelas ruas de Londres com uma câmara «escondida» no decote… tinha um top com um decote bem revelador convenhamos (mais sobre a campanha aqui). O vídeo abaixo é o resultado deste «teste» onde as mulheres podem ver que todos os dias os seus seios estão sob «análise» de outras pessoas por isso, porque não o fazem também elas próprias?! A campanha estendeu-se para os social media com a hashtag #CheckYourSelfie, através da qual as mulheres poderiam encorajar as suas amigas a fazerem o mesmo.


Já em Portugal, a marca também não deixou as mulheres esquecerem-se, começando logo pela manhã, ao pequeno-almoço. Se forem consumidoras dos cereais Fitness, com certeza repararam que as últimas embalagens traziam um convite para nos juntarmos à marca na divulgação da luta contra o cancro da mama. Fazia referência a uma app (aceder aqui) através da qual podíamos dedicar um laço a um país em particular; no caso de Portugal, esse laço será «convertido» numa doação de 1€ à Associação Laço. Paralelamente, foi organizado um grande evento de Zumba – Zumba Fitness Party –, em que parte da receita da bilheteira revertia a favor da instituição Laço; o evento teve lugar no passado dia 25 de outubro, no MEO Arena (Lisboa).

cancro mama 6

Depois gostava de vos falar de uma campanha, promovida pela Breast Cancer Awareness Campaign, que está apostada em oferecer esperança às pessoas que de alguma forma «estão unidas» pelo cancro da mama. A campanha We’re Stronger Together propõe que as pessoas escutem histórias e partilhem as suas, incentivando a troca de experiências (mais informações aqui). Fica aqui o vídeo com a história de Meifang Yang, hoje com 91 anos, diagnosticada com cancro da mama – estádio III aos 43 anos. Podem consultar outras histórias aqui.


No Brasil, uma concessionária da Volkswagen também resolveu associar-se ao movimento rosa com uma campanha que leva as mulheres a apalparem de facto (mais informações da campanha aqui). 
Foi distribuído junto com um jornal impresso uma espécie de flyer interativo que associa o toque com os dedos do auto-exame às mamas com a leitura em Braille. Como podem ver pela imagem abaixo, o flyer tem a palavra “autoexame” gravada em Braille, com letras em alto revelo, junto à mensagem “A maneira mais simples de prevenir o cancro da mama” (logo abaixo está o alfabeto para ajudar na leitura).

cancro mama

Outra ideia que gostaria de partilhar convosco, por abordar a questão de uma forma mais «honesta», é o Scar Project do fotógrafo David Jay. Como o próprio nome indica, é um projeto que compõe uma série de retratos de grande escala que mostram as cicatrizes (físicas e emocionais) de mulheres que sobreviveram ao cancro da mama. Para além de chamar a atenção para a causa e angariar fundos, o fotógrafo tem como missão ajudar as sobreviventes a verem as suas cicatrizes e experiências através de uma «lente» mais honesta (saber mais aqui).

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Pois é, minhas senhoras… Temos mesmo de olhar por elas. Isto tudo porque, “elas atraem”! Se ainda dúvidas houvessem, uma campanha publicitária com dois enormes seios que andou a circular nas ruas de Moscovo deu origem a mais de 500 acidentes num só dia! A agência de publicidade especializada em anúncios mobile AdvTruck decidiu colocar trinta camiões a circular na capital russa com uma imagem com dois enormes seios na parte lateral, para promover um novo formato de publicidade (saber mais aqui). A ideia ficou-se por um dia depois da polícia ter feito uma «emboscada» aos veículos por causa dos riscos associados, uma vez que os homens ficavam tão distraídos que começaram a bater uns nos outros (outras informações aqui). Nós sabemos que uma campanha publicitária é sempre pensada para atrair a nossa atenção, mas não era a este ponto!

cancro mama 5

E vocês? Deixam-se atrair por este par?

BÓNUS: Vi um vídeo emocionante que mostra até onde as pessoas que amamos podem ir numa situação em que alguém é diagnosticado com cancro da mama, que podem também ver aqui.

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