Campanhas de meter medo ao susto

Agora que já tivemos uns dias para nos recompormos das “doçuras e travessuras” deste Halloween, chegou o momento de vos falar deste dia de uma perspetiva comercial. É que este dia é levado a sério por muitas marcas/empresas, considerado como uma excelente oportunidade para gerar envolvimento das marcas através, por exemplo, de ações de comunicação ou spots publicitários temáticos.

Ainda faltavam alguns dias para o Halloween quando a IKEA em Singapura (Sudeste Asiático) lançou um vídeo sombrio de um rapazinho a percorrer os corredores de uma loja vazia no seu triciclo, até que encontra algo inesperado… Só sei que, da próxima vez que pensarem em ir fazer compras à noite vão lembrar-se deste vídeo, que parece saído de uma cena do filme de terror “O Iluminado“.


Tudo isto para comunicar que as suas lojas ficavam abertas até às 23 horas neste período do Halloween e, ao mesmo tempo, promover o concurso ‘Halloween Spot & Win’ no Facebook; concurso este que desafiava as pessoas a encontrarem os 13 objetos escondidos no vídeo, ganhando grandes descontos neles.

A marca de snacks Cheetos, por exemplo, não deu escolha aos seus fãs, que levaram todos com uma grande “travessura”. A marca andou a pregar partidas num supermercado, que foram captadas por uma câmara oculta. Deixo-vos abaixo um «aperitivo», mas podem encontrar os outros vídeos no canal da marca no YouTube aqui.


Inspirada por alguns dos monstros mais temidos do Halloween, a Oreo «fechou-se» no laboratório para fazer «experiências» com as suas bolachas. Ao longo da semana do Halloween, vários “nomster” foram dados a conhecer ao mundo em vídeos stop motion que podiam ser vistos através do Facebook, Twitter e Instagram da marca (mais sobre a campanha aqui), como o que podem ver abaixo.


E este ano até as campanhas políticas aderiram ao lado sombrio do Halloween… É que por esses dias os EUA tiveram em mãos as eleições legislativas para definir novos deputados, senadores e governadores (saber mais aqui), e os candidatos não podiam deixar escapar esta oportunidade de «invadir» as festividades dos eleitores. Desde o press realease cheio de trocadilhos de Halloween (ler aqui) do candidato independente ao Senado Greg Orman, ao spot televisivo “Scary Movie” do atual governador da Pensilvânia cheio de «recados políticos», como podem ver abaixo.


Mas o Halloween não se faz só de travessuras. Em 2012, a Audi apostou numa campanha de guerrilha onde andou a «mascarar» carros de outras marcas de Audis… porque no Halloween, qualquer carro pode realizar o seu sonho e sentir-se como um Audi.


E se já todos conhecemos o “Tu não és tu quando tens fome” dos spots televisivos da marca de chocolate Snickers, em Espanha a marca lançou neste Halloween um spot com o trocadilho “As mães metem medo quando têm fome” (mais sobre a campanha aqui). Ora vejam:


Agora imaginem uma carrinha velha e enferrujada a parar em frente de uma casa isolada. Um vulto sombrio sai da carrinha, debaixo de uma chuva arrepiante, enquanto uma mulher jovem e bonita está descontraída a tomar o seu banho… Para saberem o final vão ter de ver o vídeo abaixo, mas deixem-me que vos diga que a gama de gel de banho, loções e sabonetes LUX deu literalmente vida ao seu slogan “LUX salva a tua pele”.


Já a conhecida marca masculina de desodorizante/colónia para o corpo AXE quis mostrar que o ‘Efeito AXE‘ até «faz efeito» num morto-vivo mal cheiroso.


E vocês? Vão mais na “doçura” ou na “travessura” das marcas?

BÓNUS: Com o objetivo de tentar consciencializar para o grande número de ataques cardíacos no Brasil, e «subindo na vassoura» do Halloween, o Hospital Clinicanp colocou um «homem-coração» nas ruas para pregar sustos às pessoas… Foram «ataques» de um «homem-coração» que quase lhes provocava ataques de coração, como podem ver aqui. Percebem o trocadilho?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s