Logótipo: aquele que dá a cara e muito mais

Para ‘o comum dos mortais’ um outdoor publicitário é um outdoor publicitário, seja da Coca-Cola ou de um carro… todos têm a mesma ‘aparência’. É aquele painel de publicidade exterior, de grandes dimensões, que já estamos tão habituados a ver à beira das estradas ou nas fachadas de grandes edifícios. Mas, há pouco mais de um mês, a agência criativa WMcCann ‘pôs a rolar’ um outdoor bem diferente no Brasil. Já se imaginaram a fazer aquelas fantásticas manobras de skate ou bicicleta no logótipo da Coca-Cola?! Pois é! Eles proporcionaram isso mesmo colocando uma rampa com o formato do logótipo da Coca-Cola num parque desportivo no Brasil (saber mais aqui). É verem por vocês mesmos:

O logótipo é mesmo uma peça fundamental na identidade visual de qualquer marca; o logótipo pode ser considerado como «aquele que dá a cara pela marca», ou «aquele que cria a primeira impressão», junto do consumidor. E as marcas estão sempre à procura de novas formas para «envolver» os consumidores/utilizadores. Foi neste sentido que, quando a famosa marca de rum cubano Bacardi quis apresentar o seu novo logótipo levou a celebração para as ruas de Amesterdão com uma acção impressionante onde os protagonistas, como não podia deixar de ser, foram os morcegos (saber mais aqui). Ora vejam:

O website Tumblr percebeu mesmo o potencial do logótipo de uma marca e foi mais longe ao colocar o ponto final do seu logótipo à disposição de patrocinadores em dias especiais como o Dia dos Namorados, o Dia do Pi, e eventos como o Mundial de Futebol. “The Sponsored Dot is a natural evolution of what we’ve been doing,” afirmou o representante do website Lee Brown (saber mais aqui). O exemplo que têm abaixo refere-se ao Dia Nacional do Café (EUA), onde se pode ver um pequeno copo de café da Starbucks em vez do habitual ponto do logótipo do Tumblr.

tumblr-coffee-hed-2014

Se dúvidas ainda houvesse sobre o potencial do logótipo no «envolvimento» emocional dos consumidores/utilizadores com as marcas, ainda em agosto passado li um artigo no adNEWS que contava que centenas de internautas, de forma espontânea e independente, resolveram homenagear o Instagram recriando o seu logótipo. As criações iam sendo divulgados com a hashtag #myinstagramlogo; podem consultar algumas delas aqui.

adnews-20336980701409250419a1bdb977b3825e98f9ff899460a51b0dd46b4654

E vocês? Estão log(on) nisto?

P.S.: O ano de 2014 foi fértil em renovações de logótipos de marcas e a PM Digital compilou, numa infografia, aquelas que considerou as 11 maiores transformações de logótipo em 2014. Airbnb, Reebok, Netflix e Pizza Hut são algumas das marcas que se encontram entre os grandes makeovers de 2014, como podem ver aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s