Beleza a quanto obrigas

O conceito de beleza tem mudado ao longo dos anos. Se os primeiros filósofos gregos viram uma forte conexão entre matemática e beleza, hoje a beleza é subjetiva e relativa. Talvez seja por isso que, a nova campanha da marca norte-americana de tamanhos grandes Lane Bryant não escapou à Comunicação Social. Ora espreitem o vídeo abaixo:


slogan “I’m no angel” escolhido para promover o seu novo modelo de soutien (ver aqui) é uma clara referência às manequins e ao conceito de beleza «promovido» pela Victoria’s Secret (saber mais aqui). Ainda associado a esta campanha, a Lane Bryant tem encorajado as mulheres a partilharem nas redes sociais as suas imagens que consideram mais sensuais, juntando-lhes a hastag #ImNoAngel.

Ao mesmo tempo, a Dove acabou de lançar um vídeo de uma experiência que fez em cinco cidades diferentes (São Francisco, Xangai, Deli, Londres e São Paulo) para provar que a beleza é uma escolha. A ideia passou por fazer as mulheres escolherem entre duas portas, uma com uma placa a dizer “beautiful” e outra “average”, e depois abordavam as mulheres para saberem porque tinham escolhido entrar por aquela porta (saber mais aqui).


Este tipo de campanhas já se tornaram a imagem de marca da Dove, que tem trabalhado ao longo dos anos para «maximizar» as mulheres. Em França, a marca também andou a dar cartas. Desta feita, dedicou-se a fazer uma recolha de comentários negativos que algumas mulheres fazem a elas próprias, e depois contratou atrizes para simularem um encontro de amigas num café e dizerem esses mesmos comentários umas às outras (saber mais aqui). Curiosos para saberem as reações das pessoas que estavam por perto? É verem o vídeo abaixo!


É mesmo caso para pensar “if it’s not acceptable to say to someone else, why say it to ourselves?”

E vocês? Também se deixam escravizar pela beleza?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s